páginas vistas

domingo, 11 de octubre de 2015

Insensato Destino... "Ayer Feliz hoy Triste"...



MI madrugada no fue buena, no soñé algo agradable para comenzar el día.  Como quiero estar positivo, tengo una fórmula infalible, me pongo a escuchar "Samba de Raíz."
Él samba de raíz, es una historia de Brasil a través de su música y sus instrumentos, uno escucha esta coral de voces populares y no tiene dudas de que hay un país detrás, que no es cualquier país.
Mientras, la solución de arrancar el día animado  está cerca, suena en mis cascos "bose", es como tener Brasil en el oído: Insensato Destino, Luz do Repente, Samba de Aréré.... Termino recordando ese extraordinario poema de Neruda:

"Tristeza, escarabajo/ de siete patas rotas, huevo de telaraña, rata descalabrada, esqueleto de perra: Aquí no entras. No pasas. Ándate. Vuelve/ al sur con tu paraguas,
vuelve/ al norte con tus dientes de culebra.
Aquí vive un poeta."


Letra de Canción...


"Ó insensato...
Ó insensato destino pra que
Tanta desilusão em meu viver
Eu quero apenas ser feliz ao menos uma vez
E conseguir o acalanto da paixão
Fui desprezado e magoado por alguém que abordou meu coração
Fui despresado e magoado por alguém que abordou meu coração
(2x)
Destino...
Destino por que fazes assim, tenha pena de mim
Eu também não mereço sofrer..
Quero apenas um dia poder, viver num mar de felicidade...
Com alguém que me ame de verdade.
Destino...
Destino por que fazes assim, tenha pena de mim
Veja bem, não mereço sofrer...
Quero apenas um dia poder, viver num mar de felicidade...
Com alguém que me ame de verdade...
Com alguém que me ame de verdade...
Com alguém que me ame de verdade... "




Nota.
Qué es Samba de Raiz:
"O Samba de Raiz é a expressão mais autêntica da cultura musical brasileira. É considerado a vertente mais tradicional do Samba e o termo geralmente é empregado ao referir-se aos sambistas mais conservadores.Em um grupo de samba de raiz, vemos pandeiro de couro, cavaquinho, cuíca, surdo, violão e violão de sete cordas. O banjo, pandeiro sintético, repique de mão e tantã foram introduzidos principalmente nas rodas do bloco carnavalesco Cacique de Ramos e por integrantes do grupo Fundo de Quintal. Tendo, esses instrumentos vindo para somar e dar nova roupagem ao estilo. O samba de raiz também traz outros importantes instrumentos como: ganzá, reco-reco, tamborim, bandolim, entre outros.
O samba divide-se em vários tipos, todos eles integrantes do "Samba de raiz" como o samba de partido alto (versos de improviso), samba dolente, samba de quadra, samba de terreiro, samba do Recôncavo baiano.
O pagode, em seu sentido primordial, é uma reunião onde se toca música brasileira, podendo ser baião, samba ou qualquer outro gênero."

No hay comentarios:

Publicar un comentario